Por que os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães

Por que os cães sonham?

Conforme especialistas, cachorros gastam de doze a catorze horas, a cada dia, sonhando. Muitas vezes, os donos de cachorros irão vincular aquela pequenina perna contraída ou um ruído abafado que sai enquanto um cachorro dormita com algo que o animal está sonhando. Todavia os cães sonham mesmo ou essas mínimas distorções são totalmente involuntárias?
A resposta a esta dúvida, segundo a maioria dos estudiosos, é que os cachorros provavelmente conseguem sonhar. Estudiosos do Instituto de Tecnologia De Massachusetts, explicam que os cães têm uma estrutura de sono muito semelhante aos homens. Os cachorros, bem como humanos e outros bichos, experimentam o sono REM (Rapid Eye Movement), o período do sono em que os humanos executam sonhos.
Por que os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os seres humanos e os cachorros também possuem altos níveis de atividade cerebral durante essa etapa do sono, o que indica que esses animais estão sonhando, assim como as pessoas. Logo , tanto os humanos quanto os cachorros também detêm uma estrutura do cérebro que imobilizam os essenciais músculos do corpo com o intuito de impossibilitar estes músculos de atuar fisicamente durante os sonhos: o Pons Varolli. O fato de os cachorros ainda possuírem esta estrutura muscular assegura que ela está lá por uma razão: prevenir que os músculos atuem à medida que os cães sonham.

O que os cachorros sonham?

A fisiologia cerebral dos indivíduos e dos cães é extraordinariamente igual ao dormir, porém o que isto significa ao significado dos sonhos dos cachorros? Especialistas fizeram experimentações com roedores que dormiam muito e os resultados revelam que seus sonhos estão ligados a experiências verdadeiras, bem como com os seres humanos. Ainda que um método próprio com cachorros não tenha sido feito, outros pesquisadores reconhecem que os sonhos dos cachorros ainda são fundamentados em atividades cotidianas, como aquele ossinho que ele gosta ou o felino do vizinho que mia toda hora da janela.
Análises ainda mostraram que uma das básicas coisas que um cachorro sonha é com o próprio proprietário.
Infortunadamente, os humanos não devem se exprimir diretamente com seus animais domésticos para equiparar seus sonhos com os deles, então não há garantia de que os cães sonhem da mesma forma que os humanos. Os pesquisadores imaginam que os sonhos dos cães são vinculados, principalmente, às suas atividades de todos os dias. Ou seja, provavelmente é igual aos nossos sonhos; uma linha de história desarticulada que tem coerência ao sonhar, todavia que é capaz de não ter uma sequência narrativa tão lógica como se cogitou uma vez acordado.

Os sonhos dos cães são comuns?

Por que os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    As flexões nas pernas, gemidos e grunhidos ao longo do período REM de um cão são totalmente normais. Os cachorros inclusive tendem a ter uma quantidade maior de movimento no sono, então é comum captar algo como “dormir correndo”. Ao observar que um cachorro está se movendo excessivamente – ou é capaz de estar tendo espasmos no decorrer de seu sono – o proprietário precisa entrar em contato com o médico-veterinário para garantir que tudo encontra-se bem com o cão enquanto ele sonha.

Posso acordar um cão adormecido no tempo em que sonha?

Despertar o cão enquanto ele está visivelmente ao longo de um período REM não vai afetar a saúde do espécime, porém isso poderia apavorá-lo. Se o cachorro é predisposto a ansiedade ou a agressão, um susto poderá expandir esse hábito. Então, é melhor deixar o cachorro em estado de sono continuar dormindo.

Deixe uma resposta