Alergia a cães e gatos: como conviver com eles se você tem alergias?

Alergia a animais domésticos, como cães e gatos, é mais comum do que pensamos. No entanto, há muitos que, apesar disso, decidem viver com esses peludos; em alguns casos, por que eles não querem desistir de ter um gato ou um cachorro em sua vida, outras vezes, porque encontramos a alergia quando o peludo já entrou em casa e, em outros momentos, porque o nosso parceiro já tem um animal de estimação .

Se este for o seu caso, provavelmente você está se perguntando se a única opção é renunciar ao seu bem-estar ou à coexistência com o seu animal de estimação. Aqui nós lhe daremos todas as chaves para que você não tenha que desistir de compartilhar sua casa com um peludo, seja cão o gato!

Resultado de imagem para Alergia a cães e gatos: como conviver com eles se você tem alergias?Para começar, o que exatamente é alergia animal?

Ao contrário do que muitos acreditam, o culpado da alergia a animais não é o contato com o pelo do cachorro, mas, segundo os últimos estudos, a alergia a animais é causada por proteínas que nossos animais secretam vias glândulas sebáceas.

Esta proteína está presente, por exemplo, nas escamas da pele, isto é, caspa; na saliva, quando nos dão alguma lambida ou na urina. Neste último caso, quando a urina do nosso cão ou gato é seca, a proteína flutua no ar, por isso não é necessário ter contato direto, mas afeta qualquer pessoa alérgica por inalá-lo.

É também possível que a alergia resultante de outros elementos associados com a manutenção de animais, a presença de grandes números de ácaros e fungos, algum produto químico usado nos seus cuidados ou a sua comida. É importante que, se suspeitar de algum tipo de alergia, consulte o seu médico para descobrir a causa verdadeira.

Resultado de imagem para Alergia a cães e gatos: como conviver com eles se você tem alergias?Como sei se tenho alergia a gatos ou cachorros?

Há uma série de sintomas que podem nos fazer suspeitar que sofremos de alergias a animais domésticos. Se você sofre de vários desses sintomas e suspeita que pode ser alérgico, é melhor ir ao centro médico para que eles possam realizar os testes correspondentes.

Entre os sintomas mais proeminentes estão:

  • Olhos chorosos
  • Conjuntivite
  • Corrimento
  • Congestionamento nasal
  • Rinite
  • Espirros
  • Comichão
  • Urticária e outras reações alérgicas na pele
  • Em casos mais graves, sintomas de asma

Só pode ser alérgico a gatos e cachorros?

Não, embora a alergia a esses animais seja geralmente mencionada, porque eles são os mais comuns e aqueles que passam mais tempo em casa, no entanto, outros animais, como roedores ou coelhos, também podem causar esse tipo de alergia. Por exemplo, animais que passam muito tempo em gaiolas podem causar um aumento na alergia devido à proteína na urina.

Nos últimos anos  se espalhou a crença de que algumas raças não causam alergias porque não têm pelos, como o gato egípcio , mas sendo esta proteína no pelo, saliva ou urina, a verdade é que eles podem causar alergias .

No entanto, estas raças são altamente recomendadas se o desconforto causado por, por exemplo, os ácaros da poeira, porque, não tendo pelo, a concentração destes é muito menor.

Resultado de imagem para Alergia a cães e gatos: como conviver com eles se você tem alergias?Como evitar alergia a animais?

A melhor maneira de previnir o desenvolvimento de qualquer alergia a animais é evitar a exposição a eles durante o primeiro ano de vida da criança, pois é neste momento que a sensibilização aos alérgenos é determinada.

Se já desenvolvemos a alergia, a melhor maneira de evitar isso é não ter contato direto com o animal, mas sabemos que para muitos de vocês … isso é impossível! Portanto, nós lhe daremos o melhor conselho para reduzir os sintomas.

Primeiro, você deve remover, na medida do possível, os tapetes de sua casa, especialmente nas salas onde estão os animais, para evitar o acúmulo de, por exemplo, pelos de animais.

Tenha em mente também que você deve limpar mais regularmente as camas de nossos animais de estimação, bem como os quartos onde eles estão normalmente, incluindo paredes e superfícies, e recomendamos evitar a entrada de seu animal de estimação no quarto para reduzir os sintomas de alergia.