Como se comunicar com seu animal de estimação?

Você já quis saber sobre o que seu cão ou gato estava pensando? Talvez  estivesse olhando para você com uma expressão singular, mas você não sabia exatamente o que ele queria transmitir. Não podemos nos comunicar com os animais através da linguagem normal e apenas nos filmes os cães aprendem a falar.

No entanto, existem muitas outras maneiras de se comunicar com ele do que uma simples linguagem verbal. Eles também expressam pensamentos e sentimentos através de seus corpos, mas cabe a nós tentar compreendê-los ou não.

Você quer saber como você pode descobrir o que significam expressões deles? Continue lendo…

Imagem relacionada1. Observe a linguagem corporal do seu animal de estimação

Através dos olhos, das orelhas, da expressão do rosto ou do movimento da cauda, ​​você pode descobrir muitas coisas sobre seu animal de estimação. Você pode saber se ele se sente brincalhão, irritado ou algo mais acontece com ele.

Os animais não são tão diferentes das pessoas e os olhos excessivamente fechados podem marcar o sono ou um começo de doença. Entrecerrar-los com uma expressão ameaçadora significa que você se sente em perigo. Se, por outro lado, seus olhos estiverem bem abertos, você pode estar exaltado por alguma situação específica. Também é possível que as orelhas estejam de pé e um pouco para trás quando sentem ansiedade.

Quanto às pernas e cauda, ​​estas também fornecem muita informação interessante. Por exemplo, os gatos movem a cauda de maneira exagerada quando sentem raiva, enquanto os cães quando deixam suas caudas no nível do solo, podem expressar tranquilidade.

Temos muito mais posições que significam coisas diferentes, mas a grande maioria é facilmente interpretável, porque nos expressamos da mesma maneira com o corpo. Se nós tensionamos o corpo é porque nos sentimos ameaçados por algo e eles fazem o mesmo.

Resultado de imagem para Entenda os sons que o seu animal de estimação emite2. Entenda os sons que o seu animal de estimação emite

O que vocaliza ou tenta vocalizar seu animal de estimação é parte da comunicação que pretende transmitir ao resto. Portanto, também é importante que prestemos atenção aos seus sons.

Você deve ouvir ativamente cada som diferente que seu animal de estimação emite para diferenciá-los e, ao longo do tempo, saber identificar a que cada um corresponde. Miau do seu gato pode significar fome, sede, raiva ou qualquer outra coisa. Normalmente, o ronronar é o som mais associado ao relaxamento e tranquilidade do animal, mas também serve como um conforto.

Os cães, por outro lado, emitem grunhidos, uivos ou latidos que variam de acordo com suas sensações. No entanto, você deve ser muito cauteloso com as interpretações, porque um grunhido pode ser amigável e defensivo, e isso será visível ao estudar o restante de suas reações.

Resultado de imagem para Comunique-se com o seu animal de estimação3. Comunique-se com o seu animal de estimação

Mesmo se você não distinguir completamente seus sons ou movimentos, é importante que continue a estimulá-los e tente compreendê-los. Seja seu cão, seu gato ou qualquer outro animal de estimação que você tenha, ele será grato por ter dedicado algumas palavras.

Conversar com animais é necessário para o crescimento dele. Além disso, você saberá perfeitamente associar a voz mais alta ou mais séria à raiva ou punição, enquanto  pode associar uma linguagem corporal descontraída ao tempo do jogo.

Por outro lado, conversando com nosso animal de estimação pode até ajudar a acalmá-lo quando ele se sente em uma situação desagradável. Nas visitas ao veterinário, sua voz pode ser essencial.

Não se esqueça de que a comunicação funciona nos dois sentidos. Se você se comunicar com ele, ele também tentará se comunicar com você.