Dar banho em meu cachorro no inverno é bom?

Dar banho em meu cachorro no inverno é bom?

05/11/2019 Off Por Cristina dos Santos

Se você tem um animalzinho em casa, certamente deve se esforçar muito para proporcionar a melhor qualidade de vida possível para ele, não é mesmo?

Assim, quando chega o inverno está na hora de alterar um pouquinho o tratamento de seu cãozinho, adaptando-os a esta época do ano.

É bastante comum que durante o período, os tutores forneçam roupinhas quentes e casinhas mais elaboradas para os bichinhos.

Mas uma dúvida que muitos possuem é: Dar banho quente nos cachorros no inverno é bom?

cachorro com medo

Bom, se você se enquadra nesse grupo e essa questão te deixa com uma pulga atrás da orelha, está no lugar certo.

Neste artigo falaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, fornecendo inclusive algumas dicas bastante úteis para esta época do ano. Acompanhe!

Como os cães se comportam no inverno?

A grande verdade é que em qualquer que seja a época do ano, em cada uma delas os cuidados com o seu cãozinho devem ser diferentes.

Desse modo, quando chega o período mais frio do ano, é essencial que os animais recebam uma atenção especial.

Curiosamente os filhotes e cães idosos são os mais afetados. Isso porque os filhotes não estão acostumados com a drástica mudança de temperatura.

Enquanto isso, os mais velhos são afetados principalmente com fortes dores ou incômodos nas articulações, artrose e colusa.

Também vale dizer que durante épocas muito frias é comum que os velhinhos sofram excessivamente com o frio, uma vez que seu pelo não possui mais a mesma eficiência que o dos cães jovens.

Por fim e não menos importante, iremos comentar sobre uma adversidade que afeta todos os cães, independente de sua idade.

Trata-se da diminuição do metabolismo, causada principalmente pelo atrofiamento da musculatura proveniente das baixíssimas temperaturas.

Apesar disso, é interessante destacar que a grande maioria dos cachorros, inclusive aqueles que possuem a pelagem mais fina, gostam bastante do inverno.

Em muitos casos, eles acabam ficando ligeiramente mais dispostos, uma vez que conseguem dormir muito melhor devido a queda no metabolismo.

Isso vale, é claro, para quando os animais estão muito bem protegidos do frio. Mas sobre isso falaremos mais adiante.

Como dar banho nos cães durante o inverno?

cachorro-molhado

Para dar banho em seu cãozinho durante o inverno, o ideal é, primeiramente, preparar um ambiente quente.

Normalmente, empresas especializadas em banho e tosa já possuem um ambiente ideal.

Afinal, não é viável que o animalzinho fique recebendo friagem enquanto está com seu corpo inteiro úmido ou molhado.

Assim, o mais adequado é dar o banho dentro de casa ou, se possível, conduzir o animalzinho ao seu pet shop de confiança.

Outra dica valiosa é deixar a água sempre morna ou quente, mas de uma maneira que ela permaneça agradável ao animal.

O banho deve ser efetuado da maneira mais rápida possível e, em seguida, é necessário que o animal seja muito bem enxugado.

Além disso, é preferível que, apesar do tempo frio, você opte por dar o banho em um dia ensolarado.

Dessa forma ele poderá tomar um sol para concluir a sexagem e não sentirá tanto frio no decorrer deste processo.

O banho seco pode ser uma alternativa

Uma alternativa ao banho convencional, caso você não queira deixar que o animal entre em contato com a água durante períodos muito frios é o banho seco.

Ele é extremamente rápido e eficaz. Entretanto, é necessário lembrar que a técnica só é válida quando o cachorro não está muito sujo.

Assim, se ele se encontrar um pouquinho mais encardido, o ideal é apelar para o banho convencional, seguindo as dicas dispostas acima.

Desse modo você poderá propiciar que o seu companheiro fique limpinho em qualquer época do ano, inclusive no inverno.